A Indústria de Semijoias – Gerando negócios de valor

A indústria de semijoias, gerando negócios de valor no Brasil e no Mundo

A indústria de semijoias é um dos setores que mais crescem na economia brasileira, com um faturamento anual estimado em mais de 3 bilhões de reais e continua gerando mitos negócios de valor.

De acordo com a Associação Brasileira de Joias, Relógios e Óculos (ABRJ), o mercado de semijoias cresceu cerca de 10% ao ano nos últimos anos, impulsionado pelo aumento do consumo interno e das exportações.

Os investimentos feitos nesse ramo atualmente também são significativos, com muitas empresas investindo em tecnologia, design e marketing para se destacar no mercado. O uso de maquinário moderno e a adoção de processos produtivos mais eficientes têm permitido às empresas produzir semijoias de alta qualidade a preços competitivos.

Cenário de uma galvanoplastia onde ocorre a parte principal das semijoias que é o banho de ouro e prata, valorizando cada peça.
Cenário de uma galvanoplastia onde ocorre a parte principal das semijoias que é o banho de ouro e prata, valorizando cada peça.

Comparado com o ramo de joias verdadeiras, a indústria de semijoias tem a vantagem de oferecer produtos acessíveis a um público mais amplo. Além disso, as semijoias têm uma grande variedade de modelos, o que permite que os consumidores escolham peças que se adequem ao seu estilo pessoal.

O setor de semijoias também é mais flexível em termos de design e produção, permitindo que as empresas se adaptem mais facilmente às mudanças nas tendências de moda.

A indústria de semijoias cada vez mais tecnológica/Imagem de galvanoplastia - Banho de ouro - prata/
A indústria de semijoias cada vez mais tecnológica/Imagem de galvanoplastia – Banho de ouro – prata

No Brasil, os principais negócios que têm trazido mais rendimentos nesse ramo são a produção e a venda de semijoias em atacado e varejo. As empresas brasileiras de semijoias estão cada vez mais investindo na exportação de seus produtos, especialmente para países da América Latina e Europa.

No mundo, as principais empresas de semijoias são Pandora, Swarovski, Tiffany & Co e Cartier. Essas marcas têm uma forte presença global e investem muito em marketing e branding. Essas empresas têm se destacado por oferecer produtos de alta qualidade e com designs sofisticados, atraindo consumidores que buscam peças mais exclusivas e luxuosas.

A indústria de semijoias é um setor em crescimento na economia brasileira, com um grande potencial de desenvolvimento. Com investimentos em tecnologia, design e marketing, nossas empresas de semijoias têm a oportunidade de se destacar no mercado nacional e internacional, oferecendo produtos de qualidade e com preços competitivos.

A diversidade de modelos e a flexibilidade em termos de produção são fatores que permitem que o setor se adapte rapidamente às mudanças no mercado de moda.

Pessoas do ramo, especialmente as revendedoras investem cada vez mais em fotos de boa qualidade, para atrair novas clientes.
Pessoas do ramo, especialmente as revendedoras investem cada vez mais em fotos de boa qualidade, para atrair novas clientes.

O maquinário utilizado na fabricação de semijoias vem se desenvolvido muito nos últimos anos, especialmente porque o ramo cresceu muito e os fabricantes se atualizaram mediante essa demanda.

Produção mais rápida e acabamento mais que perfeito, o mercado das máquinas e sua engenharia criou essas “feras”,  hoje disputadas pelos maiores fabricantes do Brasil e muitas delas vem do exterior, encantando esses profissionais com o  estilo e qualidade das peças, e com isso tudo tem gerado negócios de muito valor econômico.

Um privilégio que até poucos anos era só do ramo das joias, agora se estendendo para esse novo ramo queridinho do Brasil.

Agora, falando direto com você que despertou para o ramo das semijoias e só quer saber das notícias atuais, veja aqui como você pode começar a ganhar muito dinheiro nesse ramo que encanta todas as mulheres. Você também vai gerar negócios de muito valor.

As mulheres e as semijoias, um amor eterno.
As mulheres e as semijoias, um amor eterno.

E como iniciar um bom negócio com semijoias?

Aqui no Blog a Semijóia nós tratamos de assuntos sobre o universo da semijoia, tudo que se relaciona a esse mundo, desde a indústria ao comércio, nós temos artigos. 

A economia gerada por esse ramo, que inclui desde os designers criadores das peças, ao fabricantes e todos os profissionais envolvidos nessa grande cadeia.

O grande objetivo de todo esse processo é fazer com que essas belezas cheguem à cliente final.  Mas nós também trazemos artigos com assuntos pertinentes às pessoas que querem ingressar no mundo da semijoias, como vender, enfim como ganhar dinheiro do início ao fim.

Veja aqui 11 dicas principais para iniciantes:

11 dicas para iniciar um bom negócio de semijoias:

Como autora desse texto e criadora desse Blog, posso afirmar com toda clareza, que todas as vezes que eu pedia a opinião de alguém sobre começar um novo negócio para fazer dinheiro, sempre me deparei com os desanimados e desavisados.

O que eu mais ouvi em toda minha vida foi: “Cuidado com esse negócio, cuidado para não gastar dinheiro à toa, cuidado para não investir em coisa que não vende, cuidado com isso…”

Era tanta recomendação que eu recebia que com o tempo eu parei de ouvir a opinião alheia de marido, familiares e gente que nada tinha a ver com o trabalho. Porém, eu aprendi que coisas chatas também parte de todo início de negócio.

Por isso, fique de olho nessas dicas que  são de extrema importância para quem quer começar, sem ter que pedir opinião das pessoas que não entendem nada de negócios.

1 –  Pesquisa de fornecedores:

É fundamental encontrar fornecedores confiáveis e com preços acessíveis. Esse site é muito respeitado no ramo de semijoias, vc pode confiar.

2 – É possível encontrar fornecedores através de pesquisas online

As feiras e eventos do setor, ou indicações de outros vendedores. É importante buscar informações sobre a qualidade dos produtos oferecidos e o tempo de  entrega. Ler os comentários no site também nos fornece boas informações de confiabilidade em sites da internet.

3 – Qualidade de peças e qualidade do Banho

Pode parecer corriqueiro, mas o fornecedor é de suma importância, pois através dele é que você vai conhecer a qualidade das peças, o banho e o acabamento.

Cliente compra peça bonita, com acabamento de primeira e principalmente que dure. Não se esqueça da garantia, se você der uma garantia extensa, você é que tem arcar com o compromisso. Se a peça não tem um bom banho, você só terá problemas para resolver, e o tempo para vender fica curto.

4 – O Google é o maior site de busca do mundo

Hoje, com a facilidade que temos com a internet e nosso amigo “Google”, temos resposta para tudo, basta digitar a palavra chave para sua pesquisa e lá está suas respostas.

Procure lá e terá sua resposta.

5 – Seleção de produtos

Depois de escolher os fornecedores, é hora de escolher os produtos. É importante selecionar peças que tenham boa qualidade e sejam atraentes para os clientes, levando em conta as tendências de moda e as preferências do público-alvo, e principalmente procurar escolher peças básicas, que nunca saem de moda, pelo menos para o início.

Se você está iniciando, procure saber quais são as peças curinga, aquelas que nunca ficam paradas na sua maleta, elas saem rápido.

6 – Definição do público-alvo

É fundamental definir o público-alvo para o qual suas semijoias serão vendidas. É possível atuar em nichos específicos, como noivas, jovens, profissionais, entre outros.

Essa é outra coisa chata, porque a gente sempre se pergunta:  Afinal, qual é meu público?

Por isso a importância de você saber escolher as peças que sejam acessíveis e que tenham a cara das pessoas que você conhece, pois é por aí que você vai começar para ter ideia de púbico.

7 – Definição de estratégias de venda

Tão importante quanto saber que peças comprar e conhecer seu público alvo, é pensar em como as semijoias serão vendidas.

Seja através de lojas físicas, online ou em eventos. É possível criar estratégias de venda que incluam a utilização de redes sociais, marketing digital, parcerias com influenciadores, entre outras.

8 – Como definir os preços

É importante estabelecer preços competitivos e que garantam uma margem de lucro adequada. É preciso levar em conta o preço de custo do produto, o custo com transporte que você utiliza para vender paa suas clientes e também observar os preços praticados pela concorrência.

9 – Investimento em divulgação

É fundamental investir em estratégias de divulgação, seja através de redes sociais, anúncios em mídias online ou offline, ou eventos do setor. É importante ter uma presença digital forte para alcançar um público maior e aumentar as vendas.

Se você não gosta do digital para vender e curte uma venda face a face, a possibilidade de crescimento diminui, mas ainda assim é possível fazer à moda antiga.

10 – Para quem está começando

Se você é uma iniciante como muitas outras pessoas e não tem nenhum dinheiro para investir em anunciou pagos, nem se preocupe, faça bem sua parte, você poderá usar suas redes sociais que são totalmente gratuitas.  Instagram, WhatsApp e todas redes sociais possíveis para fazer suas postagens.

Muita gente começa assim, e se você estiver presente em todas as redes sociais possíveis, muita gente vai ver suas postagens, com boas fotos chamativas.

11 – Atendimento ao cliente:

Oferecer um bom atendimento ao cliente é fundamental para fidelizar os clientes e garantir um bom relacionamento. É importante oferecer suporte em relação a dúvidas, trocas e devoluções, além de garantir a qualidade dos produtos oferecidos.

12 -Acompanhamento de resultados

É importante acompanhar os resultados das vendas e fazer ajustes nas estratégias de venda quando necessário, inclusive para verificar qual das redes sociais você está tendo mais resultado. É fundamental estar atento às tendências do mercado e às mudanças nas preferências dos clientes para se manter competitivo.

E para fazer excelentes vendas, não se esqueça de fazer fotos lindas para fazer suas postagens, faça tudo com carinho e seja persistente, não desista, você vai chegar onde deseja.

Vendedora atendendo à sua cliente de Semijoias
Vendedora atendendo à sua cliente de Semijoias

Ao seguir esses passos, é possível iniciar suas vendas e obter muito sucesso. É importante lembrar que a concorrência é grande, mas é possível se destacar seguindo as dicas e não se esquecer também de estar sempre atualizada com as novidades.

As peças que mais vendem é um fator essencial para dar certo.  Pesquisar os sites das empresas do ramo para ver as novas tendências e novas estratégias de venda que mudam a cada tempo, fazendo assim, seu negócio assim já gerou o maior valor!!!

E então, gostou das dicas?

Deixe seu comentário, mande sugestões de assuntos de você gostaria de ler em nosso Blog da Semijoia.

Conheça nossos artigos sobre esse universo encantador das semijoias. Visite o Blog e veja o que tem de conteúdos úteis para você aproveitar. Clique aqui.

 

Um forte abraço,

Mari Oliveira

Blog da Semijoia/Golden Acessórios

Contato:  golden.acessorios10@gmail.com

Telefone: 11 964956022

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Fale conosco